VICTORINO AGUIAR
Victorino Aguiar nasceu em 5 de dezembro de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, Zona Norte, mais precisamente no Cachambi, Grande Meier. É romancista, poeta, contista, cronista, compositor, resenhista, ensaísta e dramaturgo.
Ainda criança, despertou para as Letras. Aprendeu a ler sozinho, antes de iniciar a formação acadêmica, e começou a atuar no magistério antes mesmo de ingressar na Universidade.
É licenciado em Letras/Literatura pela UERJ. Graduando da UFRJ no curso de PORTUGUÊS/INGLÊS. Professor aposentado de Língua Portuguesa e Literatura do Estado do Rio de Janeiro e ex-professor efetivo de Língua Portuguesa do município de Saquarema (RJ).
Foi servidor público concursado da CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, da Companhia Vale do Rio Doce, do Banco Central do Brasil e do Banco do Brasil, dentre outras entidades, nelas desempenhando atividades burocráticas simultaneamente com o exercício do magistério.
Participa em tempo integral de atividades ligadas à promoção da Cultura – saraus, lançamentos, feiras literárias – nos planos individual e coletivo.
É membro titular da Academia Fluminense de Letras, da Academia Luso-brasileira de Letras e sócio efetivo da UBE-RJ – União Brasileira de Escritores.
No rol de suas obras publicadas, constam:
– MÃE – (maio – 1962) Poema produzido quando tinha em torno de 10 anos, publicado no jornalzinho do internato em regime integral onde iniciou sua formação escolar. O jornal – O FAROL – era editado e impresso pelos alunos na gráfica da própria escola, na qual o autor trabalhava como tipógrafo;
– URA! URA! URA! e outras histórias entre o céu e a Terra (2006) – contos;
– Ladrão de mulher (2010) – contos;
– Povo heroico – mãe gentil (2020) – romance;
– Flora Diniz – singulares memórias de uma viúva (2021) romance;
– O inventário (2022) – romance;
– Recontagens (2023) – coletânea – contos;
– A morta – peça teatral (2023).
– Participação na ANTOLOGIA PONTE DE VERSOS 25 ANOS – da IBIS LIBRIS EDITORA – 2024;
– Poemas líquidos – poesia – já no prelo, a ser lançado em outubro deste ano de 2024, pela Ibris Libris Editora Ltda.
Victorino Aguiar é ainda autor de inúmeras obras inéditas – ensaios, peças de teatro, crônicas, algumas em fase de publicação.
Deixar um comentário