O PEN Clube é uma associação mundial de escritores, que reúne poetas, novelistas, ensaístas, historiadores, editores, críticos, tradutores, jornalistas e teatrólogos. Com a proposta de promover o ofício e a arte de escrever e a liberdade de expressão no mundo. Através de seus 129 centros em mais de 90 países, o PEN Clube opera em todos os
continentes.

Foi fundado em Londres em 1921 pela novelista Catharine Any Dawson Scott, e era originalmente constituído por poetas, ensaístas, editores e novelistas (que originaram a sigla PEN), hoje é aberto a todos os escritores qualificados. Entre seus primeiros membros podemos encontrar Joseph Conrad, D.H. Lawrence George, Bernar Shaw e John Galswarthy, entre outros.

Através de seus encontros e congressos, o PEN Clube oferece um espaço para foros e debates, onde os escritores podem discutir livremente seus trabalhos. Com os programas de seus centros individuais e seus comitês internacionais – inclusive o Comitê de Escritores na Prisão, o Comitê de Escritores pela Paz, o Comitê de Mulheres Escritoras, Comitê pela Tradução e Direitos Lingüísticos – o PEN Clube trabalha para promover a amizade e boa vontade entre os escritores, para incentivar o entendimento da literatura e dissipar as diferenças de classe, raça e nacionalidade. Apóia a liberdade de expressão e defende escritores que sofrem com regimes opressivos, sejam regimes de extrema direita ou esquerda.

Nos últimos anos os congressos do PEN Clube Internacional têm sido recepcionados pelos centros do PEN Clube espalhados pelo mundo, como Venezuela, Japão, Alemanha, Porto Rico, Coréia do Sul, Holanda, Canadá, Portugal, Áustria, Catalunha, Espanha, Brasil, Croácia, Republica Tcheca, Austrália, México, Escócia, Finlândia, Polônia e Rússia.

O PEN Clube internacional é administrado por sua assembléia formada pelos delegados de cada centro. Os centros individuais do PEN Clube são auto-administráveis. O PEN Clube é uma organização não-governamental e não política, com status consultivo a ONU e mantém relações formais com a UNESCO.

Os Programas do Pen Internacional Têm Como Divulgadores

  1. Fundação PEN Internacional (status independente) 1992.
  2. Fundo de Emergência do PEN (status independente) 1973.
  3. Centro Latino-Americano e de língua espanhola (status independente) 1997.
  4. Escritório de Londres.
  5. Congresso anual.
  6. Comitê de Escritores Pela Paz – 1984.
  7. Comitê de Escritores na Prisão – 1960.
  8. Comitê de Tradução e Direitos Lingüísticos – 1978.
  9. Comitê de Mulheres Escritoras – 1991 (IPWWC).
  10. Jornal dos Escritores no Exílio 1999.
  11. Revista do PEN Internacional.